Eletiva nº 1 - Catalisa Ações: Sustentabilidade como Ponte entre Escola e Comunidade

RESPONSÁVEL


Michelle

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Identificar interesses e vocações pessoais como ponto de partida para a escolha profissional; Refletir sobre a importância da vida em sociedade para seu desenvolvimento pessoal e preparação para o trabalho. Contribuir para a construção do projeto de vida, e favorecer o protagonismo juvenil
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 5 Percurso Metodológico - Pesquisa bibliográfica e documental; -Exibição de vídeos e filmes; -Aula expositiva e dialogada; - Chuva de ideias; - Cada aula deverá cumprir um roteiro de atividades, estratégias e avaliação; - Realização de atividades, palestras, mentorias.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Nessa etapa, apresenta-se síntese do processo de trabalho desenvolvido ao longo do semestre na Eletiva apresentada. Nesse sentido, espera-se que os(as) estudantes, depois de lerem e escreverem possam participar, por meio da comunicação e do compartilhamento das suas experiências baseado na vivência, serem capazes de se expressar, com domínio e reponsabilidade em diferentes mídias. Nessa etapa, apresenta-se síntese do processo de trabalho desenvolvido ao longo do semestre na Eletiva apresentada. Nesse sentido, espera-se que os(as) estudantes, depois de lerem e escreverem possam participar, por meio da comunicação e do compartilhamento das suas experiências baseado na vivência, serem capazes de se expressar, com domínio e reponsabilidade em diferentes mídias. Nessa etapa, apresenta-se síntese do processo de trabalho desenvolvido ao longo do semestre na Eletiva apresentada. Nesse sentido, espera-se que os(as) estudantes, depois de lerem e escreverem possam participar, por meio da comunicação e do compartilhamento das suas experiências baseado na vivência, serem capazes de se expressar, com domínio e reponsabilidade em diferentes mídias.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - RESOLUCAO DE QUESTOES DO SAEB DE LINGUA PORTUGUESA

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto tem como objetivo geral desenvolver, de forma sistemática e progressiva, as competências leitoras dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução e análise de questões objetivas baseadas na matriz de referência do SAEB, utilizando a Taxonomia de Bloom como orientação pedagógica para o planejamento das atividades, de modo a promover o avanço nos níveis de compreensão, análise e avaliação textual. Busca-se, com isso, preparar os estudantes para a realização da prova do SAEB em Língua Portuguesa, contribuindo para o aprimoramento do IDEB da escola e, sobretudo, para a formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Propostas de Atividades Oficina de Questões por Habilidades Resolução de questões do SAEB organizadas por habilidades específicas, com explicação e correção coletiva. Aula Prática e Debate Resolução de 6 a 10 questões por aula, seguida de discussão sobre enunciados, alternativas e estratégias de resolução. Roda de Análise Discussão em grupo sobre os erros e acertos, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Diário de Bordo Registro individual de desempenho, com anotações sobre as habilidades trabalhadas e reflexões pessoais. Simulado Mensal Aplicação de simulados com questões variadas para acompanhar a evolução dos alunos. Grupos de Estudo Formação de grupos para revisar habilidades com maior dificuldade, com foco na cooperação e no protagonismo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao final do semestre, será realizada uma mostra de aprendizagem, onde os alunos apresentarão, de forma visual e oral, os resultados do estudo das questões do SAEB. Cada turma criará um painel com questões resolvidas, estratégias e desafios superados. Em grupos, os estudantes farão apresentações explicando seus métodos e aprendizados. A culminância valoriza o protagonismo, a expressão oral e o compartilhamento das conquistas com a comunidade escolar, podendo ser adaptada a outros eventos da escola.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - BOM FALAR DE DINHEIRA

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender os conceitos fundamentais da matemática financeira e sua aplicabilidade na vida cotidiana, desenvolvendo competências de leitura, análise crítica, resolução de problemas e tomada de decisão responsável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Dinâmicas e rodas de conversa → Levantamento do que os alunos já sabem sobre finanças. Leitura de textos jornalísticos → Grupos leem e debatem temas como consumo e economia. Estudo de conceitos matemáticos → Resolução de problemas com juros, porcentagem e variações. Uso de calculadora e planilhas → Cálculo de situações reais (parcelamentos, descontos, etc.). Simulações financeiras → Grupos simulam empréstimos, financiamentos e investimentos. Plano de negócio → Criação de um negócio fictício com análise de custos e lucros. Gamificação e sala invertida → Jogos e vídeos preparatórios seguidos de prática em sala. Apresentações orais → Grupos apresentam suas propostas e soluções à turma.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de uma Feira de Educação Financeira, com estandes organizados pelos grupos, cada um apresentando o plano de negócios, infográficos com dados financeiros e simulações de investimentos, além de dramatizações sobre escolhas conscientes de consumo.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 6 - ROBOTICA

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental 2 a inclusão no universo da tecnologia por meio da robótica, favorecendo o desenvolvimento de competências em programação, trabalho colaborativo e resolução criativa de problemas, além de incentivar a participação ativa dos estudantes, garantindo a igualdade de oportunidades nessa área.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Teremos aulas expositivas e dialogadas promovendo sempre a interação entre os estudantes, o debate e explanação de ideias. Rodas de conversa, trabalho em equipe, socialização com as peças e o material Lego Educacation, Arduíno. Leitura e análise de programação Mindstorm e Spike e outras linguagens de programação, desenvolvimento de projetos temáticos. Confecção de caderno de engenharia, diário de bordo e utensílios para a robótica Maker.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Na culminância, todas as eletivas irão se apresentar, em um evento interno, mas aberto à comunidade escolar e os estudantes da robótica mostrarão seus esforços, aprendizados e evoluções durante a eletiva. Eles deverão apresentar o projeto de pesquisa, o design do robô, os corevalues e o desafio do robô.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências



    Eletiva nº 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ser capaz de analisar, identificar e problematizar situações direcionadas ao meio ambiente e à educação ambiental além de estabelecer os parâmetros ligados à sustentabilidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Levantamento de dados seja através de pesquisa em livros e mundo digital. - Produção de Cartazes, oficinas, dinâmicas, atividades, produção de redação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de trabalhos pesquisados e produzidos pelos alunos e durante o projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 8 - Segurança e Saúde nas Escolas: Conhecimento que Protege

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Conscientizar alunos e profissionais da escola sobre os riscos ambientais existentes no ambiente escolar, com base nos conceitos da NR-5, promovendo o reconhecimento de perigos e o desenvolvimento de ações preventivas que garantam segurança, saúde e bem-estar coletivo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido por meio de aulas expositivas, oficinas criativas, dinâmicas em grupo, observações práticas, entrevistas e concursos internos. Serão utilizadas histórias em quadrinhos, charges, produções textuais, vídeos e recursos artísticos para promover o engajamento dos estudantes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • VAMOS ORGANIZAR FORMAÇÃO SOBRE SEGURANÇA E RISCOS NA UNIDADE ESCOLAR PARA TODOS OS ESTUDANTES.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 9 - PROJETO HORTA

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a consciência ambiental e a responsabilidade socioambiental nos estudantes. Incentivar hábitos alimentares saudáveis.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aula teorica e pratica para preparo do solo, plantio, irrigação, adubação, colheita.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira expositivas divulgando os trabalhos realizados com fotos e cartazes e vídeos ; Ação a ser realizada Stands com a distribuição de mudas e produtos produzidos a partir da colheita realizada na Horta.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - Fotocomposição: Criação de imagens a partir da interpretação de textos

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ampliar a capacidade de pensamento crítico e composição de imagem a partir da interpretação de textos, fomentando a produção de imagens para oportunizar experiências sensíveis e criativas que contribuam para a formação integral das/dos estudantes, na aprendizagem da prática artística.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As aulas serão desenvolvidas em contínua colaboração entre professora mediadora e as/os estudantes ao realizar os projetos de trabalho. Criar uma metodologia de ensino de arte, respeitando o que os alunos/as querem aprender, temas preferidos, se gostam de trabalhar sozinhos ou em grupos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os estudantes deverão apresentar seus projetos e portfólios de produção em fotocomposição realizados durante as aulas de eletiva para a comunidade escolar. Os trabalhos englobam técnicas de colagem, desenhos, escrita, tecnologia e criatividade em exposição no dia da culminância.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 11 - ESPANHOL PARA ENEM

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Preparar os estudantes para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir de situações de aprendizagem que favoreçam a apropriação de conhecimentos linguísticos e socioculturais, relativos à Língua Espanhola.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apreciação de textos diversos em espanhol. Leitura de textos de gêneros variados; Análise e interpretação textual. Aulas práticas (leitura coletiva e participação ativa dos alunos).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar alguns trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, Construção de Quis, Jogo da memória, Charge ou Tirinhas em Espanhol.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 12 - REDAÇÃO PARA O ENEM-2025

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Levar estes alunos a melhorarem sua prática de redação, de forma bem didática, através da compreensão de como se estrutura um texto, bem como suas partes, e assim produzirem seus textos dentro das habilidades e competências que o Enem exige.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As aulas teóricas serão preparadas em cima de conteúdos interdisciplinares, dialogando assim com várias áreas do conhecimento.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância se dará com a exposição das melhores redações produzidas pelos alunos durante o semestre. Será montado, pelos alunos, um varal de textos, que foram selecionados durante o semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 13 - ROBOTIZADO

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar, por meio da robótica, oportunidades de aprendizagem de programação, trabalho em equipe, desenvolvimento de pesquisa científica e a solução de problemas, bem como oportunizar a inserção de mais meninas na robótica.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Metodológico Teremos aulas expositivas e dialogadas promovendo sempre a interação entre os estudantes, o debate e explanação de ideias. Rodas de conversa, trabalho em equipe, socialização com as peças e o material Lego Educacation, Arduíno. Leitura e análise de programação Mindstorm e Spike e outras linguagens de programação, desenvolvimento de projetos temáticos. Confecção de caderno de engenharia, diário de bordo e utensílios para a robótica Maker.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Na culminância, todas as eletivas irão se apresentar, em um evento interno, mas aberto à comunidade escolar e os estudantes da robótica mostrarão seus esforços, aprendizados e evoluções durante a eletiva. Eles deverão apresentar o projeto de pesquisa, o design do robô, os corevalues e o desafio do robô.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DAS MÍDIAS E DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Projeto: “Tecnologia e comunicação: Aprendendo Inglês através das mídias e das plataformas digitais,” tem como objetivo provocar um estímulo ao raciocínio, bem como desenvolver e praticar as competências e habilidade para um ensino-aprendizagem qualitativo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Análise e uso das plataformas: Avaliação de aplicativos (Duolingo, Babbel), redes sociais (YouTube, TikTok), e ferramentas (ChatGPT, tradutores online).  Entrevistas e questionários: Coleta de depoimentos de estudantes e professores sobre suas experiências com o aprendizado digital.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • No dia da culminância será apresentada as plataformas Plataformas: Desafio Crescer, Gostaria English, Duo English, You Tube, Desenhos e filmes (legendas) ) para os demais estudantes, cartazes explicativos e terá também um Karaoke para cantar músicas trabalhadas durante o projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 15 - E aí? Beleza? Racismo e identidade – um olhar jovem para a BELEZA da nossa Africanidade

    RESPONSÁVEL


    Michelle

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover, com nossos estudantes, a conscientização e o combate ao racismo estrutural e cotidiano, por meio de atividades que valorizem a identidade, a cultura e a história negra com foco na empatia e busca da igualdade racial.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido por meio de: • Discussões temáticas • Roda de conversas • Produção audiovisual e artística
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Evento “Juventude Antirracista – Vozes que Transformam”
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Sociologia